Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow, os seres humanos possuem 5 tipos de necessidades básicas que geram motivação. São elas:

1. Necessidades de  Auto Realização.

2. Necessidades de Status e Estima.

3. Necessidades Sociais (afeto).

4. Necessidades de segurança.

5. Necessidades fisiológicas.

Então, a necessidade de reconhecimento faz parte da pirâmide motivacional de Maslow. Ai vocês podem estar se perguntando… E o que isso tem a ver com tecnologia?

Hoje fui pego de surpresa ao ver que um comentário que fiz na seção Tecnoguia do site do jornal Diário do Nordeste foi reconhecida e meu nome foi citado na edição de hoje (17/05/2009).

Creio que para muitos isso possa parecer irrelevante e até soberba, mas só de pensar de ver seu nome em um jornal de circulação estadual por conta de uma opinião sua, e numa área que cresce a cada dia – Tecnologia da Informação – confere uma imensa alegria de perceber que o esforço de aprender e poder compartilhar o aprendizado está realmente sendo reconhecido e valendo a pena.

Imaginem a alegria que senti quando fui ler a coluna (que me foi mostrada pelo meu pai, e desde então continuei a ler sempre que posso) e vi meu nome sendo citado!

Agradeço ao Ebenezer Fontenele, escritor da coluna Tecnoguia pelo reconhecimento.

