Uma das tendências do futuro no setor automobilístico são as Vanets (Redes Ad-hoc Veiculares). As Vanets são uma subcategoria das redes Manet (Mobile Ad-hoc Network, Redes Móveis Ad-hoc).

Uma rede Ad-hoc é uma rede sem fios na qual não há a presença de um equipamento concentrador – access point. Assim, não há necessidade de um equipamento que concentre as comunicações na rede. Dois nós da redes podem iniciar uma comunicação sem a necessidade de haver autenticação em um acces point.

Essa tecnologia equipa os carros com adaptadores de redes wireless e faz com que carros próximos possam trocar informações. Com isso os carros podem repassar informações a respeito do trânsito, condições de vias mais a frente, acidentes que por ventura tenham ocorrido nas vias, etc.

Outra alternativa de uso para a tecnologia é na prevenção de acidentes automobilísticos. Já está em estudo em laboratórios  e em alguns anos poderá ser utilizada para a prenção de acidentes. Os carros serão equipados com sensores e quando perceberem que um acidente está na iminência de ocorrer, um carro é eleito como líder do grupo próximo e toma as decisões para cada carro e o que eles devem fazer. Neste momento o motorista perde o controle do carro, que passa para o computador. Isso faz com que cada carro tome a decisão informada pelo líder.

Algumas das dificuldades encontradas nas Vanets são as constantes mudanças na localização dos veículos, a extensa troca de mensagens com carros próximos exigindo uma capacidade razoável de armazenamento e a principal – a segurança.

Ainda teremos que vencer esses inúmeros desafios até que a tecnologia torne-se usável.

No futuro, mais aplicações serão possíveis através das Vanets. Por exemplo, se as redes 3G e as redes sem fio de longo alcance realmente emplacarem, as Vanets poderão ser usadas para que os carros tenham acesso a internet, com servidores especializados que forneçam informações sobre a previsão do tempo, sobre os pontos de engarrafamento em determinada cidade ou parte da cidade. A criatividade é quem vai dizer os limites.

Anúncios