Bem, eu já havia em outra oportunidade relatado sobre Cloud Computing (Computação em Nuvens) e agora ela volta a cena.

Recapitulando, Cloud Computing está segundo o Gartner (empresa especializada em consultoria) entre as 3 tecnologias mais promissoras para o ano de 2009. Essa tecnologia permite que estejamos utilizando aplicações e serviços independente da plataforma de hardware. Há também a possibilidade do uso de aplicações que exigem alto poder de processamento com um bom acesso a Internet. Isso é possível devido a nuvem ficar responsável pela maior parte (ou até todo) processamento da aplicação, e enviando ao usuário apenas o resultado gerado.

Pois bem. Agora esse conceito foi extendido ao mundo dos games. A idéia é a mesma da cloud computing. Todo o processamento do jogo será feito pela nuvem e apenas será enviado ao jogador o video compactado.

O sistema usará um algoritmo para evitar lags e perda de pacotes e conseguir exibir imagens a 720p rodando a 60 quadros por segundo. De acordo com a Rearden Studios, para jogar com uma qualidade de imagem padrão, será necessário uma conexão de pelo menos 1.5 mbps, já para aproveitar os games em uma HDTV, será preciso uma velocidade de 5 mbps.

Agora, não serão mais necessários computadores caros ou consoles de video games caros. Com máquinas de baixo custo e uma conexão rápida com a Internet será possível jogar games como Assasin’s Creed, Call of Duty, Metal Gear, etc.

O site da OnLive mostra os games que estarão disponíveis inicialmente para serem jogados através da nuvem.

Para quem adora jogar independente de plataforma pode ser uma boa saída o uso da nuvem para baratear os custos com hardware.

Anúncios