Como eu havia prometido estarei retratando um pouco sobre certificações . Este será o tema desta semana. Dividi os posts desta semana em duas partes. A primeira parte (esta por sinal) eu falarei um pouco sobre certificações na área de programação e banco de dados. Na segunda parte, que publicarei até sexta, falarei sobre certificações para área de gestão, Microsoft, redes e segurança.

Espero que todos possam tirar proveito dos posts e que tenham uma leitura agradável. Então, vamos começar…

Iniciarei falando das certificações que não são da minha área, mas que nem por isso foram menosprezadas. Inciando pelas linguagens de programação, temos a famosa SCJP (Sun Certified Java Professional). Esta certificação é a primeira necessária para seguir a carreira da Sun – criadora do Java.

Esta primeira certificação é baseada na tecnologia J2SE. Em seguida, o profissional pode seguir adiante em uma das plataformas de desenvolvimento Java – J2SE, J2EE e J2ME. Assim sendo, o programador pode optar pela área web (J2EE) ou pela área mobile (J2ME), além da área desktop que é obrigatória pelo menos no primeiro exame (SCJP).

Na área de desktop a prova que sucede a SCJP é a SCJD (Sun Certified Java Developer). No mundo web temos três opções (SCWCD – Sun Certified Web Component Developer, SCBCD – Sun Certified Bussiness Component Developer, SCEA – Sun Certified Enterprise Architect). E finalizando, na área de mobile temos a SCMAD – Sun Certified Mobile Application Developer.

A prova SCJP custa R$300,00. Já o segundo nível para a carreira desktop funciona da seguinte forma, o candidato paga 250 dólares e recebe um projeto da SUN (eles enviam os requisitos) para ser desenvolvido em até 18 meses. Se seu projeto for aprovado você paga mais 150 dólares para fazer uma prova a respeito do seu projeto – para validarem que você mesmo o desenvolveu.

Mais informações podem ser adquiridas neste PDF ou no site da própria Sun.

Outra área interessante a ser seguida é a linguagem de programação para web PHP. Foi criado em 1994 por Rasmus Lerdorf e foi concebida para o desenvolvimento de aplicações e sites dinâmicos.

O exame desejável para o PHP é o ZCE (Zend Certified Engineer), criada por um consórcio entre três empresas. São elas a Zend (que desenvolveu um dos frameworks mais difundidos para programação PHP), a revista PHP Architect (Revista voltada para programadores PHP) e a editora SAMS Publishing.

Esta certificação não é muito difundida no Brasil, mas é uma boa para quem deseja atestar e comprovar perante ao mercado que possui um certo nível de conhecimento nesta linguagem.

Para alcançar a certificação ZCE, o candidato deve realizar um exame composto por 70 questões e com 90 minutos para a finalização do mesmo. O resultado do exame é disponibilizado no momento em que o exame é finalizado – assim como a maioria das certificações. O exame custa 200 dólares.e pode ser realizado nos centros oficiais VUE.

Na área de banco de dados temos ótimas certificações e carreiras que podem ser seguidas. Destaque para MySQL e Oracle. A área de banco de dados divide-se em duas sub-área – Administração (DBA) e Desenvolvimento.

O MySQL possui dois tipos de certificação, a MySQL 4.x e MySQL 5.0 – cada uma delas com duas provas cada e a 4.x não é pré-requisito para a 5.0.

O MySQL 4.x possui as provas MySQL 4 Core Certification – (Exam 001-003 ) e prova que você tornou-se mestre no uso do MySQL; e a MySQL 4 Professional Certification – ( Exam 002-003 ), e prova que você está completamente apto para gerenciar o MySQL Server.

O MySQL 5.0 possui também duas certificações, e cada uma possui 2 exames. São elas, MySQL 5 Developer Certification – ( Exam 003-001 e Exam 004-001) e MySQL 5 DBA Certification.

Outra grande empresa no ramo dos bancos de dados é a Oracle. Atualmente está empresa conta com três níveis de certificação. Temos o OCA (Oracle Certified Associate), o OCP (Oracle Certified Professiona) e o OCM (Oracle Certified Master).

Atualmente o mercado conta com cerca de 1000 profissionais nesta área. Há em torno de 2000 em formação. Entretanto, a carência do mercado gira em torno de 6000 profissionais. Está ai uma boa oportunidade.

Espero ter mostrado um panorama geral sobre esses tipos de certificação (programação e banco de dados). Até sexta estarei publicando sobre as demais áreas. Boa leitura.

Anúncios